Inscrição


Inscrição

Entrem em contato conosco por: pascoroinhassjt@gmail.com, ou pelo nosso Facebook.

01 janeiro 2011

Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus


Hoje dia 1° de janeiro comemoramos a proclamação do Dogma da Maternidade Divina. Este dogma foi proclamado pela Igreja Católica no Concílio de Éfeso em 431, como sendo Maria a "Mãe de Deus", em grego Theotokos e em latim Mater Dei.
O Concílio de Éfeso proclamou que "se alguém não confessa que o Emanuel é verdadeiramente Deus, e que por isso a Santíssima Virgem é Mãe de Deus, já que gerou segundo a carne o Verbo de Deus encarnado, seja anátema "(...).
Segundo São Tomás de Aquino "A Santíssima Virgem, por ser Mãe de Deus, possui uma dignidade, de certo modo infinita, derivada do bem infinito que é Deus".
Para Santo Atanásio é inadmissível supor que a maternidade de Maria seja um relato fictício, pois é certo que Jesus se fez, conforme atesta o Evangelho de São João.
No Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 495 também diz: "Denominada nos Evangelhos "a Mãe de Jesus" (João 2,1;19,25[a32] ), Maria é aclamada, sob o impulso do Espírito, desde antes do nascimento de seu Filho, como 'a Mãe de meu Senhor' (Lc 1,43). Com efeito, Aquele que ela concebeu Espírito Santo como homem e que se tornou verdadeiramente seu Filho segundo a carne não é outro que o Filho eterno do Pai, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja confessa que Maria é verdadeiramente Mãe de Deus (Theotókos)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário